top of page

Artes Marciais & Artes Manuais


Desenho com Saudação Marcial em BordadoDesenho com Saudação Marcial em Bordado
Desenho com Saudação Marcial em Bordado

"Pra mim a Arte Marcial perfeita significa expressar a si mesmo honestamente." Bruce Lee


Olá, eu sou a Marisa Basilio, aluna de Kungfu Wushu, e este é o meu relato sobre as similaridades das Artes Marciais & Artes Manuais


Você pode estar pensando: o que faz uma pessoa achar similaridade entre artes Marciais e Artes Manuais? Eu te garanto, sim as artes Manuais e as artes Marciais têm muito mais em comum do que poderíamos pensar.Praticar artes marciais e artes manuais, requerem do praticamente disciplina, concentração, foco, muito estudo, muita prática, bom convívio entre pessoas, domínio de ferramentas e movimentos.


Além disso, ambas envolvem expressão criativa: enquanto as artes marciais se concentram na expressão do corpo e da mente para autodefesa ou espiritualidade, as artes manuais exploram a criatividade por meio de formas visuais.


Neste material, eu pretendo dissertar sobre a minha experiência na prática de artes marciais em Kung Fu e artes manuais do Bordado Livre, onde mostro que estas duas artes trazem grandes benefícios aos praticantes.


Ao longo desta pequena dissertação, vou contar um pouco da história do Kung Fu e do Bordado Livre, apresentar as principais técnicas, principais benefícios, o impacto da chegada da IA e por fim um pouco da minha experiência nestas duas belíssimas práticas.

Também não poderia deixar de ter um tópico de Agradecimentos, afinal chegamos ao final de mais um ano com saúde, grandes conquistas, muita prática de Kung Fu e lindos Bordados a contemplar.


Espero que esta leitura e contemplação das imagens, desperte o interesse em conhecer mais sobre estas Artes que nos encantam tanto.


História do Kung Fu e Bordado Livre

 

Origem Bordado Livre

Não se sabe ao certo onde nem quando o Bordado surgiu, mas uma coisa é certa: a dupla agulha e linha existe desde a pré-história.


Prova disso são as agulhas de osso e grânulos de sementes encontrados em cavernas da Europa Ocidental. Datando do período paleolítico, fornecem evidências dos primeiros trabalhos manuais com agulha.


Os mais antigos exemplares de peças bordadas à mão de que se tem registro foram encontrados no Egito. Outros objetos artísticos incluem tessituras da Grécia antiga e roupas de lã, bordadas na Idade do Bronze


Agulha feita de ossos

As sedas e gazes bordadas à mão profissionalmente foram criadas na China, já no século IV a.C., quando temas religiosos simbolizavam honra e respeito. Na Índia, animais e flores animavam mãos bordadeiras. O bordado à mão foi se espalhando de forma criativa desde a África, passando pelo Oriente Médio, Ásia, Europa e América. Na América do Sul tivemos influência de vários povos, que enriqueceram a produção têxtil com a diversidade de técnicas, adereços, novos pontos de bordado e diferentes suportes de tecidos.



Bordado

A imagem acima, trata-se do incrível Bordado de Bayeux, confeccionado com fios de lã e algodão em um único pano, nas cores disponíveis na época – marrom, ocre e branco. As cenas bordadas ilustram sequências da Batalha de Hasting durante a invasão da Inglaterra pelos normandos, em 1066.

 

Origem Artes Marciais – Kung Fu


O Kung Fu era inicialmente conhecido como Ch’uanFa (Estilo de Punho) e começou a se tornar popular em 1122 a.C., quando os guerreiros que estavam na China Ocidental, os Chous, derrubaram a Dinastia Shang. Também durante este período, a modalidade de luta Jiao Di foi elencada como um esporte militar, assim como o arco-e-flecha e corrida de carruagem.

Mais adiante, entre 770 e 481 a.C., a Era da Primavera e do Outono, esta luta foi nomeada como Ch’uan Yung e começou a se difundir e florescer.


O período dos Estados Guerreiros (de 480 a 221 a.C.) passou a visar e criar importantes estratégias que incluíam o Kung Fu, que era chamado de Chi ChiWu, para a formação de um exército fortemente preparado. Uma importante curiosidade que poucos sabem é que mulheres podiam ser encontradas entre os mais renomados mestres da época.

O Chi Ch’iao, como era denominado o Kung Fu, passou a utilizar novas armas e começou a sofrer influência do taoísmo. Outras dinastias do Norte e Sul tiverem a arte marcial atrelada a exercícios respiratórios (Chi Kung), muitos deles praticados até hoje.


Monges Shaolin - Fonte: Internet Google
Monges Shaolin - Fonte: Internet Google

 

Wushu Kung Fu

Hoje, são conhecidos mais de mil estilos de Kung Fu diferentes, sendo mais de 300 deles oficialmente catalogados. E, para executar essas tarefas com perfeição, a arte marcial foi aperfeiçoada com métodos e estilos diferentes de combate.

Muitos deles são baseados em habilidades de animais, mas também com uma preocupação de proporcionar benefícios e equilibrar tanto a parte física quanto a mental, para manter a qualidade de vida de seus praticantes.

 

Temos sete estilos de Kung Fu mais famosos do mundo:

Estilo Louva-a-deus

Estilo Shaolin do Norte

Estilo Garra de Águia

Estilo Choy Lay Fut

Estilo Garça Branca

Estilo Tai Chi Chuan.

 

Destaco o Estilo Louva-Deus, criado para auto defesa podendo ser praticado por qualquer pessoa. O estilo Louva-Deus é um dos métodos de Kung Fu mais populares por ser forte, rápido, diversificado e eficaz. Este estilo trabalha com as características de mãos em formato de pinça, semelhantes ao inseto, dando foco a agilidade e velocidade de mãos e pernas.


Bruce lee em Postura de Kungfu

Foto: Bruce Lee com postura classica de Louva-a-deus Kungfu em Palos Verdes/California 1966 - fonte: Internet/google


O Estilo Louva-Deus da Tonlon Academia segue a linhagem 7 estrelas com a metodologia do Estilo Li Wing Kay composto por técnicas:

- Mãos livres (Taolus desde a Pré faixa até as faixas avanças de Preta),

- Armas (Facão, Espada, Bastão, Lança),

- Posturas

- Combate e lutas combinadas.


O Kung Fu Louva-Deus da Tonlon Academia está dividido em 10 níveis desde a Pré fase e a conclusão parcial na faixa Preta, seguindo na Faixa Preta do 1º. Duen até o 10º. Duen.

Esses níveis são identificados através da cor da faixa do praticante, conforme sequência:



Faixas de Kungfu Wushu

Pré fase sem faixa

Faixa Roxa

Faixa Branca

 Faixa Vermelha

Faixa Amarela

 Faixa Marrom

Faixa Laranja

 Faixa Marrom Ponta

Faixa Verde

 Faixa Preta

Faixa Azul

 

 

Bordado

 

As artes manuais têm como base a criação de peças feitas totalmente manuais e difíceis de serem replicadas.

O fazer manual traz em si particularidade e unicidade nas peças e é isto o que mais encanta quem a produz ou quem a compra.

As artes manuais são compostas pelas mais divergências técnicas tais como pintura, marcenaria, costura, cerâmica, escultura, tricô, crochê, bordados.

Destaco o Bordado Livre que é considerado uma arte universal relacionada com delicadeza, beleza e que trata também da personalização de peças.

O Bordado Livre traz uma proposta moderna com uma infinidade de pontos e diferentes possibilidades de combinações.

Para começar a Bordar, não são necessários muitos materiais, os itens são básicos e fáceis de se encontrar.

 

Os principais materiais necessários são:


- Linha de meada

- Agulhas de costura

- Tesourinha de costura

- Tecido de algodão cru (ou seda, lã e linho demais tecidos)

- Bastidor (item não imprescindível, mas facilita muito a aplicação dos trabalhos)


Materiais de bordado


Também não é necessário conhecimento de muitas técnicas ou mesmo uma grande abrangência de pontos.

Os principais e mais conhecidos pontos são:

  • Atrás

  • Reto

  • Cheio

  • Partido

  • Rococó

  • Nó Francês


Traços de Bordado

Com um conhecimento básico já é possível iniciar alguns Bordados e produzir belas peças

"Simplicidade é a tônica de toda a verdadeira elegância" Coco Chanel


Bordado

Benefícios das Artes Marciais & Manuais

 

As práticas manuais são muito recomendadas para redução do stress e por ser uma expressão pessoal é uma atividade que auxilia no bem-estar pessoal.

Na verdade, muitos especialistas consideram o bordado como uma forma de meditação, pois pode ajudar a acalmar a mente e reduzir a tensão emocional.

Quanto que a prática do Kung Fu busca desenvolver os reflexos, tornando os praticantes cada vez mais rápidos, equilibrados, com consciência mental e física para a defesa pessoal e coordenação.Tanto o Kung Fu quanto o Bordado Livre podem ter um impacto positivo na autoestima das pessoas.


Ao produzir algo com as próprias mãos assim como praticar e memorizar os movimentos do Kung Fu, é possível sentir-se capaz e orgulhoso do próprio trabalho.

Destaque ao Bordado que pode ser uma forma de expressão criativa, permitindo que as pessoas coloquem seus sentimentos e emoções em suas criações.

 

Os principais benefícios do Bordado Livre se convergem aos benefícios que o Kung Fu traz a uma pessoa:

 

1.Reduzem o estresse

Ao fazer um trabalho manual ou um treino de Kung Fu, as preocupações são deixadas de lado. O foco, naquele período de prática é totalmente voltado para execução dos pontos ou do Taolu/Aplicação.

 

2. Exercitam o cérebro

"O movimento de passar a agulha de um ponto ao outro melhora a atividade cerebral, estimulando a coordenação motora", afirma o neurocirurgião Luiz Daniel Cetl.

Assim como, o movimento de um Taolu/Aplicaçãoativa áreas cerebrais, estimulando coordenação motora e memória cognitiva.


Técnica de Bordado

 

3. Ajudam na concentração

No trabalho Manual e na prática de Kung Fu, cada etapa demanda máxima atenção, foco.

"A prática ajuda pessoas que têm dificuldades de se concentrar ou são muito agitadas"

 

4. Melhoram as articulações

A movimentação das mãos favorece a lubrificação articular, que é importante no processo de envelhecimento, e previne futuras dores", afirma a fisioterapeuta Luana Albertoni.

A movimentação de um Taolu favorece o fortalecimento das articulações corporais e cerebrais.

 

5. Afastam a depressão

Os praticantes ao se envolverem em projetos de Bordado e de prática de Kung Fu, atribuem um objetivo e um ganho de confiança que traz uma motivação adicional a vida.

Temos uma vasta lista de benefícios do Kung Fu onde muitos também podem ser aplicados na prática de Bordado Livre, assim como diz Bruce Lee:

“Todos os tipos de conhecimento, em última análise, são autoconhecimento.”


Entre tantos Benefícios, temos também um foco no mental:


▪ Estímulo do raciocínio lógico e do instinto;

▪ Ganho de concentração e atenção;

▪ Melhora na capacidade de reflexo;

▪ Desenvolvimento do controle emocional e das ações;

▪ Mais tranquilidade e serenidade;

▪ Estimula a autoconfiança;

▪ Incentiva a paz e harmonia


O Futuro das Artes Manuais e Artes Marciais com a chegada da AI (Artificial Intelligence)


Muito se fala sobre o futuro e as consequências emnossas vidas com a chegada da Inteligência Artificial principalmente sobre o ChatGPT OpenAI, Siri (Apple), Cortana (Windows), Google Assistente (Google), Alexa (Amazon) entre outras AI e toda a tecnologia entorno deste assunto.

Para escrever esse texto, nada mais prático do que perguntar ao próprio o ChatGPT OpenAI, a mais popular das AI´s, sobre o Futuro das Artes Manuais e Marciais e eis as respostas que obtive:

 

Pergunta ao Chat GPT: “Qual o futuro das Artes Manuais com a chegada da inteligência artificial?”

Resposta Chat GPT: “As artes manuais continuam a ter um lugar especial, pois oferecem uma experiência tátil e criativa única. A inteligência artificial pode complementar essas práticas, ajudando a inspirar novas ideias, fornecer recursos e até mesmo facilitar processos de aprendizagem, mas a habilidade humana e a expressão artística permanecerão valiosas e relevantes.”

 

Pergunta ao Chat GPT: “Qual o futuro das Artes Marciais com a chegada da inteligência artificial?”

Resposta Chat GPT: “A inteligência artificial pode impactar as artes marciais de várias maneiras, desde o aprimoramento do treinamento e análise de técnicas até a criação de equipamentos mais avançados. No entanto, a essência das artes marciais, que envolve disciplina, técnica e filosofia, continuará sendo guiada pela prática humana e pela tradição. A tecnologia pode ser uma ferramenta útil, mas não substituirá a experiência e a maestria obtidas com o treinamento físico e mental.”



Chat GPT

Foto: Fonte de pesquisa Internet/Google


Há muita especulação sobre a chegada da AI sobre perdas de empregos, problemas sociais e emocionais, mas a própria AI nos responde que a Tecnologia, no seu valor genuíno, chegou para ajudar a divulgar, expandir e facilitar o acesso destas duas artes tão magníficas a todos que tenham interesse.

Não há tecnologia que substitua um professor, um treino prático, a evolução física e emocional gerado pelo treino. Não tem AI que substitua a sensação de alegria e de realização gerado pela endorfina.

Assim como, não tem AI que substitua a sensação de prazer do toque de um tecido, o fino trato com uma agulha, a alegria e algumas vezes a dificuldade na escolha de linhas e cores a serem aplicadas em um Bordado.

Não há tecnologia que substitua um Mestre, a Arte, um processo criativo e o fazer manual de um treinode Kung Fu ou de um Bordado Livre.

A AI é muito bem-vinda, o importante é saber aplicar os benefícios para evolução e revolução da humanidade.


Minha Experiência


A prática de artes é muito presente em minha vida.

Gosto de buscar desafios físicos para fortalecimento do corpo físico e mental.

Eu acredito que o esporte é um caminho para amadurecimento e descobrimento de novas formas de lidar com os problemas e dificuldades que são comuns aos esportes e demais situações do nosso dia a dia.


Já com o Bordado Livre tenho uma outra busca, a busca pelo desenvolvimento da paciência, tolerância, a conexão comigo mesma e a certeza de que tudo tem começo, meio e fim.

Com a prática das artes marciais pelo Kung Fu e artes manuais com o Bordado Livre, eu acredito que achei um bom caminho de aprendizados para minha evolução como pessoa.

O Kung Fu me trouxe ganho físico, mas também trouxe amadurecimento e ganho de confiança naminha capacidade de fazer, aprender, esperar e realizar movimentos e ações que no começo do meu aprendizado eu não conseguia visualizar que em algum momento eu iria reproduzir, assim como o Bordado Livre me fez me conectar com o belo, com a delicadeza e com minha própria pessoa.


Praticar Kung Fu e Bordado Livre são momentos que tenho comigo mesma, onde me permito errar, acertar, tentar outra vez e descobrir novas formas de me reinventar e recomeçar.

As Artes Manuais e Artes Marciais me fez me conectar com novas pessoas, mundos diferentes, diferentes dificuldades e mesmo assim pude ver que somos todos iguais, todos tentando se descobrir, se tornar melhor, mais fortes, mais corajosos e claro, mais humanos.


Vida Longa à prática de Kung Fu e Bordado Livre !!


Equipe de Kungfu - Wushuluiz

Agradecimentos


Chegamos ao final de mais um ano, 2023 se encerra com conquistas que eu nunca tinha imaginado ou mesmo planejado com antecedência.


Às vezes percebo ter muito querer, mas na correria do dia a dia o tempo vai passando e aqueles planos tão sonhados vão ficando para trás, surgem outros novos, novas prioridades, novas possibilidades e quando se vê, o tempo voo e nem tudo se fez.


2023 foi um pouco diferente, apesar da correria, das grandes mudanças, muitas coisas foram acontecendo e consequentemente fui levada pelo impulso e uma vontade imensa de realizar.

Voltei para o treino de Kung Fu Presencial, me arrisquei a participar de uma competição de Kung Fu, me arrisquei a aprender novas habilidades manuais e eis que agora no final do ano só tenho a Agradecer por tudo que aconteceu.

 

Primeiramente gostaria de agradecer a minha família que está sempre comigo e aceita/entende todos os meus “corres”.


Quero agradecer as tantas bordadeiras e amigas virtuais das manualidades, é incrível como podemos evoluir de modo virtual.


Quero agradecer aos meus colegas de treino de Kung Fu, pelo incentivo, apoio e parceria em todos os treinos ao longo do ano, seja no treino virtual quanto presencial.

 

Por fim, gostaria de deixar registrado meu mais sincero agradecimento ao Laoshi Luiz Carlos, que tanto me apoiou, incentivou e mais do que tudo acreditou em mim e só assim cheguei até aqui. Laoshi Gratidão por tantos aprendizados!!!


Digo e repito “Vida Longa ao Kung Fu”!!!

 

 

"⁠Você pode conseguir muito na vida, se estiver preparado para desistir de um monte de coisas." Bruce Lee


Bordado

Texto por: Marisa Basilio - Dezembro de 2023

Comentários


bottom of page