A Arte da Visualização
- Luiz Carlos Nascimento da Silva
- 26 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de mar.
A ARTE DA VISUALIZAÇÃO

Me chamo Luiz Carlos, sou professor de Artes Marciais Chinesa, O Kungfu. Esta semana após uma aula, estava conversando com meus alunos sobre os movimentos e a complexidade do Kungfu.
Para quem não conhece, o kungfu, trabalha com o corpo todo, e além da parte de mãos livres, temos movimentos com armas chinesas, como bastão, Espada, Nunchaku e outros...
Então, ao finalizar a aula, estava conversando sobre uma técnica especifica de "Facão" , onde mostrava que o movimento de defesa chamado "Chán Tóu" de precisava ficar junto ao corpo passando com a ponta do facão apontado para baixo passando por trás do ombro esquerdo, então o facão circula para o ombro direito com o foco da força na parte de trás da lâmina, tudo isso para facilitar o bloqueio do movimento, pois alguns alunos acabavam fazendo o movimento um pouco mais afastado do ombro, o que ficava sem a ação da defesa.

Então, enfatizei da importância:
Antes de iniciar o movimento, saia do modo "automático" e apenas feche os olhos para visualizar o movimento de maneira técnica e correta. "Se vocês tiverem dificuldades em visualizar o movimento correto na mente, então, certamente irão ter dificuldades em realizar o movimento durante aula".
A visualização é uma estratégia extra para ajudar o nosso cérebro a criar os movimentos de maneiras limpa, clara e objetiva, e com isso, gerar a confiança e entendimento técnico necessário para executar o movimento da melhor maneira possivel.
Quando fazermos isso, além de imaginar, estamos treinando o nosso cérebro para cada vez mais, melhorar e compreender o movimento que fazemos no Kungfu e isso também nos ajudará nas tarefas do dia-a-dia.
Por isso, tão importante quando o seu treino técnico e fisico, é a arte da visualização. Sempre que iniciar o seu treino, separe uns minutinhos para se imaginar fazendo aquele movimento da melhor maneira técnica e correta possivel, sem medo, sem preconceitos e principalmente sem dar margem para o erro na sua mente. Lembre-se de focar sempre no lado positivo.
Treine a arte da visulização todos os dias. Feche os olhos e inicie agora, VALENDO!
Comentários